Gutzuck Facebook negocia com veículos de mídia lançamento de modelos de assinatura de notícias

Facebook negocia com veículos de mídia lançamento de modelos de assinatura de notícias

Sistema de pagamento deve ampliar possibilidades da ferramenta Instant Articles

Facebook negocia com veículos de mídia lançamento de modelos de assinatura de notícias

Dado Ruvic/Reuters

O Facebook está negociando com várias empresas de notícias sobre como a rede social poderá apoiar modelos de negócios de assinatura, afirmou a diretora de parcerias com a mídia da companhia, Campbell Brown, nesta quarta-feira (19).

O anúncio foi feito um dia depois que o TheStreet publicou que o Facebook planejava lançar um produto de notícias baseado em assinatura, citando comentários da executiva feitos em uma conferência. O Facebook vai começar os testes iniciais em outubro, publicou o TheStreet.

Pela primeira vez, Netflix tem mais assinantes internacionais do que nos EUA

O recurso provavelmente permitirá que editores de conteúdo criem um sistema de pagamento nos "Instant Articles" do Facebook, além de guiar os leitores à página inicial dos veículos de imprensa para optarem por uma assinatura digital, de acordo com a publicação.

O Instant Articles permite que os editores de conteúdo publiquem artigos diretamente no aplicativo do Facebook. O R7 foi um dos parceiros da rede social no lançamento do recurso no Brasil, em 2015.

A ideia para a ferramenta de pagamento é baseada em planos de acesso premium e medidos e está sendo trabalhada por algum tempo pela companhia, publicou o TheStreet, citando declarações de Brown durante a conferência Digital Publishing Innovation Summit, em Nova York.

Em nota, Brown afirmou que o Facebook está em "conversas iniciais" com diversas organizações de mídia "sobre como podemos dar melhor suporte aos modelos de negócio por assinatura no Facebook".

"Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros e para entender suas necessidades", acrescentou.

    Access log